Médicos surfistas promovem curso sobre respiração, na sede da ACM

Os participantes do curso utilizaram os espaços do Centro de Eventos da ACM com todos os cuidados de higienização e de distanciamento (Fotos: Pablo NZ)

A sede da ACM (Associação Catarinense de Medicina) foi palco de mais um evento realizado pela Abrasmed (Associação Brasileira de Surf Médico), dirigida pelo otorrinolaringologista de Santa Catarina, Juliano Cardoso. No último dia 13 de agosto, com todos os cuidados sanitários necessários, um grupo de médicos surfistas participou do curso “Mindfulness of Breathing – Be cool under pressure”, organizado pelo anestesiologista Rafael Saffer Medvedovski.

A aula foi ministrada por Rafael Kroeff, detentor de títulos mundiais no Surf de Ondas Gigantes. Profissional certificado pela AIDA (Associação Internacional de Desenvolvimento de Apneia), ele tem formação em Yoga, Muay-Thai e treinamento funcional, além de ser treinador de atletas de diversas modalidades esportivas como skate, artes marciais e surf, entre eles Carlos burle (surfista brasileiro de onda grande) e Jack Robinson (vencedor da última etapa do world tour, no México).

Com quatro horas de duração, os objetivos do curso foram aumentar a segurança na prática do surf em condições extremas e potencializar a performance do atleta dentro da água.  O ministrante, que também é coach em respiração, repassou dicas essenciais, como a flexibilidade para o aumento da capacidade pulmonar, a respiração para desenvolver estabilidade emocional e o protocolo de respiração para o surf de ondas grandes, entre muitos outros conhecimentos.

Além de Juliano Cardoso e Rafael Saffer Medvedovski, participaram da programação especial os médicos Fábio Branco, Rafael Mansur, Marcelo Petrucelli, Fábio Cargnin e Eduardo Pimentel.

Juliano Cardoso, da Abrasmed, entregou uma camiseta da entidade a Rafael Kroeff, surfista premiado em ondas gigantes e treinador de atletas
Tags :
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *